O FESTIVAL E SUA HISTÓRIA
A cidade de Sabará é conhecida como a terra da jabuticaba, tem por tradição realizar o festival da jabuticaba sempre no último trimestre do ano devido à floração dos pés de jabuticaba e sua alta produção neste período. De acordo com a Secretaria Municipal de Cultura de Sabará, o evento é feito na cidade há 31 anos.

O evento é hoje um dos mais importantes e representativos da gastronomia mineira, valorizando esta fruta originária do Brasil que tanto sucesso faz entre os turistas e cozinheiros do mundo inteiro que vem ao país.
O evento normalmente acontece entre os meses de novembro e dezembro.
Através do Decreto Nº 2079/2008 o Festival da Jabuticaba de Sabará foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural, proposto pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural e Natural de Sabará.
No festival, produtores vendem a fruta in natura e derivados, como licor, vinho, geleia e molhos, além de pratos que têm a jabuticaba como ingrediente. O Festival da jabuticaba é o maior evento da nossa cidade, aliando Cultura e sabor, atraindo milhares de turistas, divulgando e movimentando a economia do município.

FESTIVAL DE JABUTICABA 2017
Entre os dias 17 e 19 de novembro, Sabará promove a 31ª edição do Festival da Jabuticaba. Este ano, o evento será realizado no Centro Histórico, onde será montado um verdadeiro circuito gastronômico e cultural com venda da fruta fresca, derivados e pratos elaborados por chefs de cozinha de sexta a domingo. Barracas de comidas variadas, além de shows e artesanato completam a programação do evento, promovido pela Associação dos Produtores de Derivados de Jabuticaba de Sabará (Asprodejas) com o apoio da Prefeitura de Sabará e fomento da Codemig e Governo de Minas. Ao todo, são esperadas 60 mil pessoas.

O circuito Festival da Jabuticaba será montado nas Praças Melo Viana e Santa Rita, interligadas pela rua Dom Pedro II. Licor, geleia, sorvete, vinho, molhos, entre outros estão entre os derivados de jabuticaba à venda durante o evento, com preços que variam entre R$3 e R$40. Serão vinte e cinco estandes de produtos derivados e dez dedicados a gastronomia. Na praça Santa Rita, o visitante terá contato com o mais significativo artesanato sabarense como a tradicional palma barroca, renda turca de bicos, oratórios e imaginárias, entre outros.
A programação cultural e artística do evento será bem diversificada para agradar todos os tipos de público. Mais de 20 artistas musicais se apresentaram nos dois palcos das praças Melo Viana e Santa Rita. Confira todas as atrações:
Sexta 17/11
Palco Melo Viana
19h30 – Orquestra e Coral Santa Cecília Sabará – Clássica e Popular
21h – Grata Dose – Pop
Palco Santa Rita
20h- Sapotchen – Pop Rock
Sábado 18/11
Palco Melo Viana
10h – Cantarolê – MPB
11h30 – Na Aba do Samba – Samba
13h – Three Acústica – Pop Rock
14h30 – Mandruvá – Samba
18h – NaRock – Pop Rock
17h30 – Forró de Saia – Forró
20h30 – Chico Lobo – Moda de Viola
Palco Santa Rita
10h – Coral Infanto Juvenil Santa Cecília – Popular
11h – Vitória Viterbo – Popular
13h – Mistura Nossa -Pagode
15h30 – Anna Cris – MPB
18h- Vicente Dendem – MPB
Domingo 19/11
Palco Melo Viana
10h – Banda Santa Cecília – Popular
11h – Cortejo Congado – Popular
11h30 – Panela de Percussão – Pandeiro
12h30 – Gustavo Rodrigues – Sertanejo
14 – Horizonte Groove – MPB
15h30 – Geoharri – Pop Rock
17h – Cinara Ribeiro – Samba
Palco Santa Rita
10h30 – Swing do Tapa
12h – Olubatá – Musica Afro
14h – Léo Andrade – MPB
15h30 – Ronaldo e Ronildo – Sertanejo
Comentários
Postar um comentário