PORQUE OS PATRIMÔNIOS PÚBLICOS NÃO SÃO CONSERVADOS?
QUAIS AS AÇÕES QUE PODEM AUXILIAR NA CONSERVAÇÃO DESSES PATRIMÔNIOS?
Preservar e cuidar da manutenção do patrimônio cultural construído é um grande desafio da atualidade. O crescimento das cidades, a expansão imobiliária, o déficit habitacional e os impactos ambientais constituem fatores que desafiam os gestores públicos a confrontar o desenvolvimento eminente, com a necessidade de minimização de impactos ambientais e sociais.
Patrimônios púbicos são heranças de um país e fazem parte da historia de cada cidadão, por isso devem ser tratados da mesma forma que buscamos tratar nossos patrimônios familiares.
Mas já que é assim, por que a população vem descuidando e por muitas vezes destruindo o mesmo?
Pelo o que já observamos, grande parte da população não tem consciência da importância de um patrimônio, logo, isso faz com que muitos o tratem como descartável e inútil. O grande desafio que temos atualmente é conscientizar os cidadãos de que o patrimônio que é destruído ou mal cuidado pertence também a ele, logo, quando é depredado o custo gerado para sua recuperação é retirado de cada imposto pago, pensado assim, estes gastos sendo evitados poderiam ser mais recursos destinados a áreas como saúde e educação.
Com isso, a melhor forma de conservar é informando cada vez mais e incentivar a população sobre a importância de cada bem publico, mostrando a ela sua utilidade. Além disso, seria importante que o governo fizesse mais campanhas de conscientização, e alguns eventos de integração da população com a importância dos seus bens e dos bens públicos.
Comentários
Postar um comentário